Que língua sua língua fala?

Existe uma discussão a respeito da anatomia da língua, que diz repeito, diretamente, à maneira como degustamos o vinho.

Tradicionalmente, pelo menos a partir de Platão, eram reconhecidos quatro sabores elementares: doce, salgado, ácido e amargo.

E criou-se uma noção, discutida há alguns anos, de que a língua seria mapeada em 4 áreas. Segundo essa teoria, os sabores doces seriam sentidos pela ponta da língua, os salgados pelo começo das laterais, os sabores azedos pelo fundo das laterais, e os sabores amargos, pelo final da língua. 

Para começo de conversa, nosso paladar não reconhece somente esses 4 sabores. Há cerca de um século a ciência acrescentou ao seu conhecimento o sabor de umami e, mais recentemente, os sabores alcaçuz e “gorduroso”. São chamados sabores complementares.

Sugerimos um teste: coloque sal (teoricamente sentido nas laterais) na ponta da língua (teoricamente onde se sente a doçura). Mesmo na ponta da língua, seu paladar reconhecerá que é sal.

O fato de cada um desses sabores ser mais ou menos percebido ou persistente em determinadas partes da língua, ou seja, o fato de existirem na língua variações de sensibilidade para cada sabor, não quer dizer que exista um mapa definindo áreas separadas e fisiologicamente totalmente diferentes.

Na realidade, todos os sabores podem ser detectados em qualquer lugar onde existam receptores de paladar, que, apesar de mais presentes na língua, também existem no céu e nas paredes da boca, e até mesmo na epiglote e no alto da faringe.

Reconhecer que existem diferenças de sensibilidade na língua, é diferente de dizer que existam células especializadas...

Os receptores de paladar, ou papilas gustativas, são sim, divididos em 4 tipos diferentes: papilas fungiformes, circunvaladas, filiformes e foliáceas. Mas a distinção se dá por sua forma, sua localização e suas conexões nervosas. Hoje sabe-se que todas as papilas detectam as diferentes sensações, em maior ou menor grau.

Nosso paladar é mesmo complexo. Isso porque nem falamos nas sensações táteis relacionadas a ele, como adstringência, picância, temperatura...

Felizmente, a complexidade do nosso paladar contribui para o vinho ser tão fascinante!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em