Casa Perini Espumante Charmat Prosecco

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Espumante Charmat Prosecco

O Brasil já tem mais de um século de tradição na produção de vinhos espumantes, e se hoje temos rótulos com reconhecimento internacional, é graças não apenas a um terroir favorável, mas aos produtores locais empenhados em produzir vinhos de qualidade!

A Casa Perini é uma das vinícolas mais importantes do Brasil. E é quem produz esse espumante de excelente relação custo X benefício, que provamos, aprovamos e recomendamos aos nossos leitores!

Esse é um espumante produzido exclusivamente com a conceituada uva Prosecco, a mesma uva que produz os famosos espumantes do norte da Itália, que levam esse nome. Mas lá, contudo, essa uva passou a ser chamada de Glera, justamente a fim de diminuir as inevitáveis confusões entre o nome da uva e da denominação de origem.

Aqui no Brasil praticamente não se usa o nome Glera, mas a Prosecco às vezes é chamada no sul do país pelo nome Biancheta Bonoriva, em referência a sua cor branca e a sua precocidade na brotação.

Mas aqui vai uma ressalva importante: não é incomum ouvir quem se refira a qualquer espumante, exceto Champagne, como sendo um Prosecco. Isso não faz sentido, já que pode ser um vinho espumante que sequer tenha sido elaborado com essa uva.

Mas vamos ao nosso Prosecco, o Casa Perini Espumante Charmat Prosecco.

Ele é produzido pelo método Charmat, no qual a segunda fermentação (responsável pela transformação do vinho tranquilo em espumante) acontece em cubas de aço, e propicia a obtenção de vinhos espumantes com aromas mais frutados, e com borbulhas que tendem a ser mais evidentes.

O Casa Perini Espumante Charmat Prosecco tem um visual bem interessante, apresentando delicadas borbulhas bastante duradouras, em um vinho límpido de cor palha.

No nariz ele é muito prazeroso, lembrando frutas de caráter mais cítrico, como maçã verde e até um pouco de abacaxi, além de ter notas florais, também.

Na boca ele traz um pouco de cremosidade, e é deliciosamente seco, sendo classificado segundo a legislação vigente no Brasil como Brut, o que significa ter entre 8 e 15 gramas de açúcar residual por litro. 

O Casa Perini Espumante Charmat Prosecco é um vinho muito refrescante e fácil de beber, de acidez bastante equilibrada, e que apresenta 11,6% de teor alcoólico.

Na nossa opinião, um espumante para ser apreciado a aproximadamente 7°C. Essa é uma boa temperatura para ele ser refrescante como é e liberar os aromas frutados que possui.

Esse vinho acompanha bem todas as opções de queijos (o que não é tarefa fácil, acredite), e também é um excelente par para nozes, castanhas, amêndoas... Nossa sugestão é aproveitar essa boa sintonia e servir o Casa Perini Espumante Charmat Prosecco na hora dos aperitivos. Mas, sinceramente, você não fará feio com ele durante a refeição. Sério.

Para encerrar, se quiser saber quais são os outros métodos, além do Charmat, para a produção de espumantes, clique aqui.

E, se quiser conhecer um outro espumante da Casa Perini que também recomendamos, mas que é bem diferente desse em muitos aspectos, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em